Uma análise sobre a pesquisa de torcidas da Codeplan

0002050019886_img

Na última quinta feira a Codeplan divulgou dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) relativos às preferências por clubes de futebol dos moradores do Distrito Federal e do Entorno.

Tais dados encontram-se presentem em um estudo feito pela empresa intitulado “Tamanho das torcidas dos
principais clubes do futebol brasileiro no Distrito Federal e em sua periferia metropolitana” e seus números podem ser conferidos aqui.

As perguntas feitas pelos entrevistadores foram duas:

a) qual o time de futebol nacional de sua preferência?
b) qual o time de futebol local de sua preferência?

40% da população do Distrito Federal (estimada em 2,7 milhões de habitantes pelo mesmo PDAD) afirmaram não torcer para nenhum time de futebol. E dentre o restante (60%) a grande maioria afirmou torcer para os grandes clubes do Rio de Janeiro (Fluminense, Botafogo, Flamengo e Vasco).

A parte que nos interessa, que é a que trata do futebol do Distrito Federal, apresenta um quadro curioso: 164 mil brasilienses (o que equivale a apenas 5,9% do total) torce para algum clube da própria cidade. Nem mesmo o próprio estudo dá o devido destaque ao tópico já que apenas dois parágrafos dentro dele foram dedicados ao tema, além disso não há nenhuma planilha com os números para cada clube local, citando apenas que o Brasiliense tem a maior preferência da torcida candanga com 45% dos 164 mil sendo seguido pelo Gama com 26,8%.

O que se depreende ao ler as vinte páginas é que o estudo foi realizado mais com o intuito de embasar a vinda de jogos de clubes do eixo Rio-São Paulo a serem realizados no novo Mané Garrincha. Do mesmo PDAD poderiam ter saído dados que nos pudessem fazer aferir a potencialidade de crescimento dos clubes locais, instrumento importante para se planejar ações que visem aumentar este percentual e convertê-los em renda a ser arrecadada a mais pelas agremiações que disputam o Candangão.

Só podemos ter uma ideia do restante dos números relativos à torcida dos clubes do DF ao vermos a edição de quinta-feira do caderno Super Esportes do Correio Braziliense, quando somente os números relativos ao Plano Piloto eram conhecidos. Os números de Brasiliense e Gama estão proximos do total do DF (47% e 21%), mas chama a atenção a presença de clubes que se encontram ou licenciados ou disputando a segunda divisão: CFZ, Botafogo-DF, Paranoá, Guará e Dom Pedro. Sobradinho e Luziânia aparecem na rabeira da lista e Brasília e Ceilândia sequer são citados.

Considerando que muitos dos torcedores locais também possuem um “time nacional” seria necessário que o levantamento voltado para o futebol do DF fosse feito separadamente e , infelizmente, de forma estimulada (apresentando uma lista de opções), pelo menos enquanto os clubes ainda não tiverem condições suficientes para estar na mídia o tempo todo, ou seja, disputando campeonatos nacionais.

Um Comentário

Deixe um comentário